De olho nos Agrotóxicos

Gurias!

Alguém aí lê a Vogue Kids?

Quem me apresentou essa delícia foi uma amiga da minha mãe, que adoro, a Vera.

Ela gentilmente me deu umas 5 Vogue Kids, lá quando eu estava grávida do Arthur.

Eu que nem Vogue lia, jamais imaginaria a existência de uma Vogue Kids.

Anyway... já naquela época, eu me surpreendi com algumas matérias bem úteis para mães: lembro que estava (mais perdida que cachorro em dia de mudança) pesquisando listas do que colocar na mala de maternidade e já tinha separado vários exemplos para comparar e tal (virginiana maníaca por controle).


E o que mais me chamou a atenção foi que numa dessas Vogue Kids que ganhei, eu achei a lista mais enxuta dos itens que deveriam ir na mala de maternidade. Para vocês verem, é uma revista que num primeiro momento pode parecer que só fala de moda, e sim, isso tem bastante, mas além de dar sugestões de destinos bem diferentes para levar nossos filhos, fala de outros assuntos de forma bem prática, coisa que eu adoro.

Mas por que estou fazendo essa propaganda da revista? Por que hoje vou falar de uma reportagem que eu ADOREI, que veio na última edição:


Fala sobre as frutas e verduras campeãs em veneno, digo, agrotóxico.

Mas qual o mal do agrotóxico? Hoje em dia, por exemplo, a medicina sabe que muitos tipos de câncer são provocados por fatores externos ao organismo, como a toxidade dos alimentos. Tóin...!

Segundo a reportagem, as crianças com menos de 2 anos são as mais suscetíveis ao efeito cumulativo dos pesticidas, pois o sistema nervoso delas ainda está em desenvolvimento. Bate na madeira...!

Então, vamos à lista de quais vegetais valem a pena adquirir na forma orgânica. Os top 10 são:

·         Pimentão
·         Pepino
·         Cenoura
·         Alface
·         Beterraba
·         Couve
·         Morango
·         Abacaxi
·         Mamão
·         Tomate



A reportagem explica que é impossível encontrar tudo o que se precisa para montar um cardápio infantil balanceado sem agrotóxico. Diante do impasse, o que fazer? Nessas horas, ganha o bom senso: nossa geladeira não precisa ser 100% orgânica, mas podemos evitar os vegetais que, no cultivo tradicional, recebem maior quantidade de agrotóxico, já que suas lavouras são mais sensíveis a pragas. Show essa abordagem, né?

O texto faz um alerta: ao contrário do que dizem, o vinagre não elimina os agrotóxicos dos alimentos, nem mata bactérias. Xi...

Outra dica excelente que eu achei foi a de que vale a pena optar pelos vegetais da estação. Por quê? Porque para conseguir produzir um vegetal fora de época, os agricultores precisam utilizar mais fertilizantes. Adorei.

Então, meninas, vamos ficar ligadas nesse ponto e aproveitar a listinha acima e repensar o que estamos utilizando na alimentação dos nossos filhotes?!

Beijo!

Sigrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca

Já curtiu?

receba por e-mail

Inscreva-se e receba as atualizações por e-mail:

Parceiros

 
 
 

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Já Passaram por Aqui!